quarta-feira, 2 de maio de 2007

Aptitude, uma ferramenta poderosa

Hoje vamos falar sobre o Aptitude.

O Aptitude é uma interface em modo texto para o sistema de pacotes do Debian GNU/Linux. Ele permite que o usuário/administrador veja as listas de pacotes e realize operações como instalação, atualização e remoção de pacotes. Ele tem diversas opções via linha de comando, mas o que pretendo mostrar aqui é a utilização de sua interface visual.

Este tutorial não visa ser algo como “A solução definitiva” ou “Aprenda tudo sobre o Aptitude aqui”, mas sim ser um ponto de começo para você que usa apenas o apt-get e sente falta de uma ferramenta que facilita um pouco a rotina de pesquisar pacotes e escolher o que você precisa.

Bem, vamos começar pelo começo, se você não tem o Aptitude, basta instalar com:

# apt-get install aptitude

Para entrar no Aptitude rode o comando:

# aptitude

Então será aberta uma tela como essa:


Aqui ele tem uns menus na parte de cima, listas de pacotes no meio e um espaço para descrições dos pacotes na parte de baixo.

Nos menus acima encontramos as opções do Aptitude, em Ações nós podemos:

  • Instalar/remover pacotes marcados (calma crianças já já vamos aprender a marcar os pacotes);

  • Atualizar a lista de pacotes (equivalente ao “apt-get update”);

  • Marcar os pacotes atualizáveis para que sejam atualizados;

  • Cancelar a instalação de novos pacotes;

  • Limpar o cache de pacotes (igual ao apt-get clean);

  • Limpar arquivos obsoletos;

  • JOGAR CAMPO MINADO!

  • Tonar-se root, caso você ainda não o seja;

  • e Sair.

Em desfazer podemos desfazer as marcações de pacotes (tipo um ctrl+z da vida).

Em pacotes temos as opções para marcar os pacotes na lista para atualizar, instalar, remover, fazer purge (remover tudo, inclusive arquivos de configuração), etc.

Acho que para este artigos precisaremos apenas destas opções mesmo, o resto você pode ler no manual do Aptitude.

Agora vamos aprender na prática! Vamos instalar algo e depois removê-lo, assim vocês verão como o Aptitude pode facilitar a vida.

Para esse exemplo vou instalar algo para poder brincar depois, vou instalar um jogo! Afinal, depois de escrever isso o melhor é relaxar, e nada como um bom joguinho para isso =P E o jogo escolhido foi o excelente Powermanga[1], um joguinho de nave bem divertido e viciante.

Estou usando o Debian Etch apenas com os repositórios oficiais e já atualizei minha lista de pacotes (apt-get update).

Com o Aptitude aberto nós temos que pesquisar pelo nome do pacote para isso use o menu Procurar->Encontrar ou simplesmente aperte “/” que aparecerá uma caixa com um campo onde você deverá digitar o nome do pacote ou parte do nome. Aqui eu digitei apenas “power” e dei , assim ele foi para o primeiro pacote que tem “power” no nome nesse caso o powersaved:

Para fazer o cursor avançar até o próximo pacote com “power” no nome use o menu Procurar=>Procurar Novamente ou a tecla “n”, você pode continuar apertando “n” até encontrar o Powermanga ou iniciar uma nova pesquisa (“/”) e digitar o nome completo. Quando você encontrar o pacote você pode “entrar” nele e ver a descrição, dependências, conflitos e versões disponíveis para instalação. Essas versões são mostradas apenas quando você tem duas versões Debian no seu sources.list, tipo Sarge e Etch, e há uma versão diferente do pacote para cada distro, caso você use apenas uma versão Debian a lista de versões mostrará apenas uma versão.

Se você está seguindo o exemplo você deve estar vendo uma tela como essa:

Como vocês podem ver aqui quase todas as dependências do Powermanga estão satisfeitas, falta apenas a powermanga-data, que está marcado de vermelho. Você pode instalar as dependências primeiro ou mandar instalar o pacote principal, pois o Aptitude marca as dependêcias para instalação também.

Tá bom InFog, mas como eu marco o pacote para instalação?

Para marcar o pacote para instalação coloque o cursor sobre a versão que você quer instalar, ou a única versão se for seu caso, e use o menu Pacote->Instalar ou use a tecla “+”, ao fazer isso o pacote será marcado de verde e as dependências serão resolvidas.

Vamos à instalação? Use o menu Ações->Instalar/Remover Pacotes, ou use a tecla “g”, o Aptitude mostrar as alterações que serão realizadas, e apertando “g” mais uma vez ele irá baixar os pacotes e fazer a instalação:

Prontinho, pacote instalado. Basta jogar! hehe.

Bem, vamos a remoção do pacote. Use a pesquisa para chegar ao pacote que você deseja remover, e com o cursor sobre o pacote use o menu Pacote->Remover, ou use a tecla “-”, após isso pressione “g” e veja confira as modificações que serão feitas, e aperte “g” novamente que o Aptitude removerá o pacote. Para sair do Aptitude use o menu Ações->Sair ou pressione “q”.

Boa sorte com o Aptitude, e para saber mais sobre ele veja o manual com:

$ man aptitude

Com ele a administração do seu sistema Debian (e derivados) ficará bem mais simples e divertida!

InFog

Links:

[1] http://linux.tlk.fr/games/Powermanga/

3 comentários:

Anônimo disse...

Ficou muito boa essa introdução ao aptitude. Dá uma noção legal p/ quem tá começando :-)

Anônimo disse...

Muito legal a iniciativa do nosso amigo InFog, porém como ele mesmo disse trata-se de uma introdução do aptitude, para aqueles que desejarem um conhecimento mais aprofundado na ferramenta sugiro que acessem o site http://people.debian.org/~dburrows/aptitude-doc/en/

Abraços,

Rodrigo A

Anônimo disse...

Olá.Já tinho ouvido falar no aptitude, e o tutorial de vcs inicia muito bem o assunto. Vou continuar a estudá-lo pois facilita muito o trabalho. Parabéns pelo trabalho.