sexta-feira, 27 de abril de 2007

A Ética Precisa de Você...

...Ou será que é você quem precisa de Ética?

Uma coisa que vejo acontecer com muita freqüência é o "profissional" de informática enganando seus clientes com frases como:
"Só formatando para resolver"
"Infelizmente você perdeu todos os seus arquivos"
Mas esquecem de colocar o começo da frase, que deveria ficar "Devido à minha falta de treinamento/capacidade, eu não pude resolver o problema e então formatei".
Esse tipo de situação é muito comum, acontece o tempo todo, os "profissionais" se aproveitam da falta de conhecimento das pessoas para enganá-las e até convencê-las à comprar software e hardware que não precisam. Há cerca de um mês eu estava comprando uma placa de rede e ouvi o dono da lojinha falando com uma cliente ao telefone, e a coisa foi mais ou menos assim, pelo que pude deduzir:

dono: Alo, pois não?
cliente: Meu computador não quer reproduzir um DVD.
dono: Sim, e você tem drive de DVD?
cliente: Sim, comprei com vocês!
dono: Ah, olá Sra. Maria, sim eu lembro que a senhora comprou o drive de DVD na semana passada. Mas o que acontece? Há mensagens de erro?
cliente: Sim, algo como Codec.
dono: Nossa, Codec? Entendo, o problema aí falta de memória RAM, e se não me engano o seu computador tem apenas 256 de RAM, um filme exige muita memória RAM e sem a memória necessária ele dá erro de Codec que significa "pouca memória".
cliente: Sei, e como faço para arrumar isso?
dono: Para arrumar é simples a senhora tráz computador até aqui e eu instalo mais 256 de RAM para a senhora ficar com 512, ok?
cliente: Quanto custa?
dono: Um pente de RAM é baratinho, te faço por R$ 90,00 e mais R$ 10,00 de mão de obra.
cliente: Ok né, fazer o que?
dono: Tudo bem, te aguardo! Abraço!
Agora entra um novo personagem, um funcionário.
funcionário: E ae chefe o que era?
dono: A véia quer rodar um DVD mas não tem os codecs necessários, mas eu acabei vendendo um pente de 256 de RAM para ela. Ela vai trazer o pc aqui, aí você coloca os codecs e instala o pente.

Ficaram horrorizados com a história? E que tal uma outra que aconteceu comigo. Estava eu andando pela avenida quando vejo um anúncio de internet via rádio, fiquei interessado e entrei na loja para saber mais. Perguntei como funcionava a coisa e o atendente disse que bastava eu comprar a placa wireless e instalá-la no micro que eles faziam a configuração, até aí tudo bem, mas, como eu disse que utilizaria no meu notebook e que ele já tem wireless. O atendente disse que precisava falar com o técnico, e lá foi ele, alguns minutos depois voltou dizendo que nesse caso eu precisaria comprar o access point deles, então eu falei que se a internet via rádio funciona em um micro com placa wireless então também funciona em um notebook, e pedi para falar com o técnico, o atendente foi falar com ele e quando retornou disse que ele estava em uma ligação e não poderia me atender. É claro que eu fui embora e não pisei mais lá =) Mas fico pensando nas pessoas que eles conseguem enganar, coitadas.

E isso não acontece apenas na informática, eu mesmo seria facilmente enganado por um mecânico de automóveis se ele me dissesse que eu preciso trocar alguma peça do motor para acabar com um barulho esquisito que a roda traseira faz (Ou será que não seria enganado tão fácil?).

Então pense nisso, não vale nada querer ganhar dinheiro fácil em cima de pessoas com menos conhecimento, talvez você consiga dinheiro, mas um dia "a casa cai". não importa em que você trabalhe, não manche a reputação de sua profissão enganando seus clientes. Na informática essa praga está se espalhando muito rápido, principalmente agora que mais e mais pessoas estão conseguindo comprar seus primeiros computadores, e, se continuar assim, essas mesmas pessoas em breve terão grandes desapontamentos com relação à informática.

Pense nisso...

InFog

Nenhum comentário: