segunda-feira, 16 de abril de 2007

Debian 4.0 "Stayin' Alive"

Hoje li uma notícia no Linux.com sobre o Debian redefinindo-se, achei bem interessante, afinal de contas o Debian está fazendo o qualquer um, com consciência, faria ao ver seus usuários indo em direção a algo mais "amigável", ele está se adaptando aos novos temos, tempos esses em que, como diz o Linux.com, em que as distros estão cada vez mais parecidas com versões livres do Windows(R), e que os usuários querem saber cada vez menos sobre como o sistema funciona.
Em minha visão o Debian está fazendo algo muito legal ao manter o sub-projeto Debian No Desktop, pois dá aos usuários iniciantes a chance de usar uma das distribuições mais fortes e com um dos melhores (se não o melhor) sistemas de pacotes (APT).
Agora, muito se engana quem pensa que o Debian simplesmente se rendeu a essa demanda de usuários "preguiçosos", ah não, não senhor, os usuários mais experientes podem continuar com seu sistema sob controle sem problemas de "Oi eu sou o seu computador e vou resolver tudo enquanto você fica no orkut =)".
Eu fiz uma instalação do Etch usando a opção de instalação expert e com gui e pude fazer tudo o que sempre fiz instalando o Sarge, escolhendo toda a configuração a meu gosto e necessidade, claro que para um usuário recém chegado seria um parto fazer, por exemplo, o particionamento do disco escolhendo onde montar o /home ou qualquer outro diretório, por isso a opção de particionamento assistido está lá. Aliás esse novo instalador merece muitos elogios, ficou realmente muito bom.
O Debian está entrando em uma nova fase e eu vejo isso como um avanço, pois quem não reconhece seus pontos fracos nunca conseguirá se manter. O mundo mudou, os usuários mudaram, e por fim o Debian mudou, mas como diz o títuto desse texto: O Debian Continua Vivo!!!

InFog

4 comentários:

Anônimo disse...

Já instalei o Etch aqui no estágio e também gostei da notícia do Debian passar por mudanças. Realmente é necessário, pq o Ubuntu Feisty Fawn parece estar FODA!!
Quinta será O DIA!! Embora alguns apressadinhos jah tenham baixado o beta e estejam usando há algumas semanas hehe

InFog (Evaldo Junior) disse...

Cara, legal que você continue vendo o blog, mesmo ele parado durante um bom tempo =).
Quanto ao Debian, é isso aí, ele tem que se adequar, o Ubuntu não fez meu gosto não eu prefiro controlar o sistema, mas cada user com suas necessidades certo?
InFog

Anônimo disse...

Legal este seu post ... vai bem de encontro com um post idiota que li a pouco no Meio Bit.
Dá uma lida (tem um comentário meu):

http://www.meiobit.com/decretada_pena_de_morte_do_debian

Abraços

InFog (Evaldo Junior) disse...

Leandro, esse post do meiobit é uma piada, fica bem claro que o autor leu apenas o título e uma ou duas linhas do texto no Linux.com. Sem base nenhuma e e bem desconexo (é assim que escreve isso?)