segunda-feira, 23 de abril de 2007

Escritório Quase Livre

Onde trabalho ainda dependemos de um sistema de gestão comercial que roda em Windows, mas isso não me impede de adotar softwares livres para outras aplicações no micro. O que segue abaixo é uma lista de softwares que utilizo no XP enquanto não migramos o escritório para Gnu/Linux.

- Internet: Aqui utilizo o Firefox2 e o Thunderbird2, o Firefox2 muita gente já conhece, mas o Thunderbird2 é novidade, o programa está simplesmente muito bom, de cara nova e com novas funções, detalhe para o filtro anti-spam que, quando bem "ensinado", não deixa passar quase nada. Algo muito legal também foi a atualização da versão 1.5 para a 2.0, foi muito simples e ele manteve todos os dados e pastas como estavam no 1.5.

- Escritório: BrOffice 2.1, sem comentários, uma ótima seleção de aplicativos para escritório, facilidade de uso e boa compactibilidade com arquivos do MS Office, além do recurso de exportação para PDF que é muito bom, facilita muito na hora de mandar orçamentos para clientes sem se preocupar se ele conseguirão abrir arquivos ODT.

- Imagens: GIMP e InkScape, essa dupla supre muito bem as necessidades do dia-a-dia aqui, incluindo a edição de imagens do site da empresa e da intranet.

- Mensagens Instantâneas: Pidgin (ex-Gaim), pela flexibilidade de poder usar multiplos protocolos em um único programa, só os sons que irritam um pouco, mas basta configurá-lo para não emitir sons.

- Gravador de Cds: CDBurnerXP, software muito interessante, não fica devendo nada ao nero e tem uma interface bem agradável.

- Leitor de Documentos: Foxit Reader, esse programa é uma beleza, nada de ficar sofrendo gastando toneladas de RAM para abrir um documento de duas páginas no Acrobat Reader. O Foxit é leve e funcional.

- VNC: UltraVNC, Servidor e Cliente de VNC para Windows.

- Anti-Vírus: ClamWin, versão "for windows" do Clamav, muito legal, estável e leve, não fica te enchendo o saco olhando cada arquivo que você baixa ou recebe, apenas quando você o pede para fazer.

- Prevenção à L.E.R.: WorkRave, esse carinha é muito legal, ele te ajuda a fazer pausas durante a utilização do micro e também mostra exercício para você fazer em intervalos de tempo que você mesmo configura. Esse programa tem em todos os micros aqui.

Bem, esses são os softwares que utilizo em meu micro com XP onde trabalho, se você não conhecia algum deles eu recomendo que baixe e faça seus testes, garanto que não se arrependerá.

InFog

11 comentários:

Anônimo disse...

Pô, cara, links são legais! :-)

Ajudaria bastante espalhar alguns links para os aplicativos que você recomenda... Só uma sugestão. ;-)

Anônimo disse...

Só mais uma observação: o Foxit (um dos dois softwares que eu não conheço desta lista - todos os outros de certeza são mesmo livres :-) ) não é livre, só gratuito.

Sua EULA já começa dizendo: "To be licensed to use Foxit Reader, You must:a) Not modify any part of Foxit Reader;" e continua com outras observações. Cabe umas 2 palavrinhas no texto dizendo que ele é só grafuito, né?

No mais, a lista é boa, inclusive porque boa parte destes softwares também tem versões para GNU/Linux (dá pra migrar aos poucos desse jeito).

[]s

Anônimo disse...

Realmente, o FoxitReader não é livre :P

Mesmo assim, é um ótimo leitor de PDF, na minha opinião, muito melhor e mais leve que o Acrobat. Recomendo! :D

Anônimo disse...

Parabéns!
Além desses softwares que vc usa, posso indicar o 7-zip, descompactador de arquivos .rar, .zip, .cab, etc...
Até

InFog (Evaldo Junior) disse...

Obrigado pelos comentários e opiniões, e seguindo a opinião do Bardo adicionei os links =)

InFog

Anônimo disse...

Cuidado, acho que na licença do Foxit está escrito que é proibido o uso comercial, esse programa só e freeware para uso pessoal.

Luciano Pacheco disse...

Além dos que vc usa, uso estes:

- Bacula - BackUp - muito bom
- AutoIt - freeware - para automatizar instalações - ainda tô aprendendo usar
- CCleaner - freeware - remover/ limpar dados temporários e regedit
- Context e PSPad - editores de texto - notepads tunados - freeware
- Dia - diagrams simples
- Wireshark - sniffer de rede, qndo algo não funciona na rede utilizo ele
- Klavaro - Curso de digitação - ainda tô começando a conhecê-lo

Rubem disse...

Bom, 60% dos PC's nas empresas que atendo ainda usam win98, simplesmente porque já está lá, um upgrade sai caro, e não tem muita necessidade de ter aqueles PC's (Tipo o PC da telefonista, que serve pra ver email e imprimir uns arquivos)

Nesses, o negocio ainda é XFCE, Firefox 1.5, Thunderbird 1.5 (Apesar da falha de não permitir senha segura), e em editor de texto e planilha há o problema do PESO do Oo (BrOfice). Pra texto o Abiword vai bem (Em qualquer Pentium ou K6-2 por aí abre em 8s, contra 50s do Writter).

...temos que melhorar os softwares leves alternativos! Os baseados em GTK são demoraaaaaaaados pra abrir em micros defasados (Que são maioria nas micro e pequenas empresas do brasil)

InFog (Evaldo Junior) disse...

luciano, baixei esse klavaro e to usando, bem legal ele =)
rubem, você tem razão quanto aos micros mais antigos, neles temos que estudar bem os softwares à implantar.

InFog

Paulo H. disse...

Olá pessoal, as dicas são bastante válidas. Para gerenciamento de downloads eu recomendo o Free Download Manager [http://www.freedownloadmanager.org]. Para quem já usou o antigo GetRight e outros parecidos esta é uma ótima escolha. Ele também traz opção de internacionalização para Português do Brasil e outras línguas.

Sucesso a todos!

Robert disse...

Valew, estou testando as dicas que voce passou. Tambem posso acrescentar se me permite o tugzip, um compactador muito bom....Também o advanced IP Scanner, pra scannear a rede.