quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Configurando Mouse Canhoto no xorg.conf

De um tempo para cá estou sendo incomodado por dores no pulso direito, e não adianta usar tala ortopédica, almofada no mousepad... nada resolve... Então resolvi começar tudo novo e trocar o mouse para a mão esquerda, a direita ainda dói, mas incomoda menos =)
Bem, mas é bem aqui que começou um probleminha, recentemente passei a utilizar o fluxbox no trabalho, abandonando o Gnome, isso deixou a máquina consideravelmente mais rápida, mas o fluxbox não tem uma interface de configuração onde você pode simplesmente marcar uma caixa dizendo que seu mouse é para canhoto, assim como existe em ambientes mais amistosos como o Gnome e o KDE, então a solução foi configurar isso no xorg.conf.
Lendo o manual do mousedrv:

$ man 4 mousedrv

Eu vi que existe a opção "ButtonMapping" que pode ser utilizada na sessão InputDevice onde o mouse é definido. Essa opção serve para mapear logicamente os botões físicos do mouse, e uma entrada padrão para ela seria essa:

Option "ButtonMapping" "1 2 3"

Essa entrada serve para um mouse com três botões (direito esquerdo e o click da roda). Mas como entender isso? É bem simples, basta contar os botões do mouse da esquerda para a direita:

O botão esquerdo é o número 1 fisicamente e neste caso logicamente também.
O click da roda do mouse é o botão 2 (física e logicamente).
E o botão direito é o botão 3 (também física e logicamente).

Sabendo isso fica fácil configurar o mouse para ser utilizado por canhotos, basta colocar esta entrada na sessão do mouse no arquivo /etc/X11/xorg.conf:

Option "ButtonMapping" "3 2 1"

Ou seja o botão esquerdo que é o botão físico número 1, mas agora ele é o botão lógico número 3.
O botão 2 (click do mouse) continua sendo ele mesmo.
E o botão físico número 3 que é o botão direito passa a ser o botão lógico número 1.

Como o X trata os botões através de seus valores lógicos essa configuração faz com que o mouse trabalhe no modo "canhoto".
Não é algo tão simples, e pode ser que você precise ver direito como são os botões físicos e lógicos do seu mouse, mas é uma solução que atende pessoas que precisam do mouse com os botões invertidos e que têm preferência por gerenciadores de janelas mais leves como o fluxbox, blackbox, windowmaker, etc.

Bem é isso!

InFog

3 comentários:

Xisberto disse...

Tive problemas semelhantes, mudei o mouse de mão também. Mas desisti de inverter os botões, pq sempre que alguém usava meu pc no trabalho pra me mostrar alguma coisa ou para fazer algo que eu pedia, se embananava toda com os botões invertidos.

Eu aprendi a usar os botões do mouse, e não os dedos pra clicar, entende? Do jeito que pensamos, temos o clique com o dedo indicador e o clique com o dedo médio. Eu clico realmente com o esquerdo e com o direito.

Marone M. Moraes disse...

Devia ter experimentado o XFCE.

E ainda dá pra configurar o mouse dentro do XFCE mesmo.

Abraços!

Zarnick disse...

Muito bom o blog, parabéns.
Possuo um blog relacionado principalmente a programação, mas possui também novidades sobre Linux e informática, e gostaria de ter uma parceria com vocês, o endereço do blog é http://www.geekvault.org
Aguardo um retorno, desde já agradeço

Mateus
zarnick@geekvault.org