sábado, 8 de setembro de 2007

Gimp 2.4rc2 no Debian

Olá pessoal, hoje estou aqui para falar que já saiu o segundo release candidate do Gimp 2.4, essa versão está cheia de novidades, inclusive o SIOX, que é uma ferramenta para extração de objetos contidos em fotos, por exemplo tirar uma pessoa de uma foto para colocar em outra. Outra novidade é o tema dos icones que está bem legal.
Bem, vamos ao que interessa, testar o segundo RC já disponível para download no site do Gimp e já disponível também nos repositórios do Debian Sid.
Para instalar esse Gimp você deve editar o seu arquivo /etc/apt/sources.list e adicionar essa linha:

deb http://ftp.debian.org/debian/ sid main non-free contrib


depois disso faça a atualização do apt com:

# aptitude update

e por fim:

# aptitude install gimp

Com isso ele vai baixar e instalar o novo Gimp.

Mas atenção, após isso remova a linha adicionada ao sources.list para que o apt não instale sempre os pacotes instáveis na sua máquina.

Por hoje é só.

InFog

2 comentários:

lowdread disse...

Recomendo cautela quanto a atualização do Gimp para a versão 2.4 disponível no Unstable. Eu, por exemplo, não consegui atualizar para a 2.4 (mesmo tendo desintalado a versão gimp do repositório Lenny) por problemas de dependências. Enfim ... não é apenas simplesmente habilitar o repositório unstable e atualizar para 2.4 ... pode ser que uma atualização nos repositórios daqui a a meia-hora faça com que isso possa se dar assim mas no momento não consegui ... Também não culpo o autor, pode ser que no momento em que ele tentou fosse possível (pode ter ocorrido mudanças no repositório e também depende dos pacotes instalados na máquina dele e na minha), mas acho importante mencionar a possibilidade bem real de não ser tão simples ....

InFog (Evaldo Junior) disse...

Felipe, é isso mesmo, eu não mencionei no artigo, mas o Debian Lenny/Etch não tem todas as dependências necessárias para a instalação deste Gimp. Para os mais cautelosos (mas que usam o Lenny) eu sugiro esperar mais um tempo até sair o estável que provavelmente estará no Lenny bem rápido.

InFog