terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Porque troquei o Slackware pelo Debian Parte1

Bem, começo aqui meu relato sobre a decisão de abandonar o Slackware e rumar em direção ao Debian, pois é não foi do dia para a noite e nem foi uma decisão fácil.

Tudo começou com meu estágio na Ética Tecnologia, chegando lá tudo era Debian, e eu sempre fui meio avesso a essas "facilidades" do Debian. Usei o Kurumin por um bom tempo, aliás foi com ele que comecei a aprender GNU/Linux, mas sempre pensei "Esse tal de apt-get pra lá e apt-get pra cá não leva a nada, o negócio é baixar os fontes, compilar e instalar..." Por isso comecei a utilizar o Slackware.

E assim foi por um bom tempo, estudando esse tipo de instalação, me matando para resolver as dependências, e isso era muito bom, aprendi muito sobre o sistema e sobre as famosas dependências. Foi uma fase bem divertida haviam uns "./configure" com muitas opções, e quando digo muitas opções eu quero dizer que ocupavam linhas e mais linhas do meu bash =). Mas depois de um tempo comecei a sentir falta de algo como um "Gerenciador de Pacotes" e até tentei usar o tal do "Slap-get", que não é ruim, mas senti falta de bons repositórios e ele não resolve as dependências.


Então fui reapresentado ao Debian, e é claro eu li isso e foi algo muito legal, foi como "Seus problemas (com dependências) acabaram". Depois de aprender algumas mágicas do APT eu entrei em contato com o Aptitude, e mais uma vez fiquei surpreso. Somando o APT, Aptidude e bons repositórios oficiais a vida de "Linuxer" melhorou muito =).

Próximo passo: Um "tour" pelo Aptitude.


Nenhum comentário: