quinta-feira, 28 de junho de 2007

Somando datas no PHP

Você já precisou somar datas no PHP? Teve uma boa idéia de usar a função explode() e somar os números individualmente? Mas... Aconteceram incovenientes como o dia 31 de fevereiro? Seus problemas acabaram!



Graças à função mktime() do PHP podemos somar datas de uma forma precisa e gerando apenas datas válidas!
A função funciona de uma forma bem simples, ela recebe como parâmetro uma hora e data, mas os parâmetros são separados, sendo assim você pode, por exemplo, colocar um parâmetro como esse:
$mes + 1
A função mktime pega essa soma e retorna a data válida!
Fabuloso não? Bem, para mais detalhes sobre essa função você pode consultar o manual do PHP.
Agora, se o que você quer é uma forma mais rápida de somar as datas sem preocupação do que é mktime(), então use as minhas funções sub_data() e som_data(). Ambas funcionam de forma muito parecida, elas recebem como parâmetro uma data no formato brasileiro "dd/mm/AAAA" e o número de dias que será somado à data. Se você, por exemplo, fizer isso:

$data_final = som_data("20/06/2007", 3);

O valor de $data_final será 23/06/2007.
Bem, você pode baixar as funções aqui. Mesmo usando as funções que eu escrevi eu sugiro que você estude o código e entenda o que ele faz, você verá que não é algo tão complexo assim =)

InFog

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Retirando os Ícones do Sistema no Gnome

Quem usa o desktop Gnome já viu que ele mantém na área de trabalho os ícones do sistema (home, computador, lixeira e dispositivos de armazenamento em geral), mas nem todo mundo gosta desses ícones alí, pricipalmente por eles serem facilmente acessados através do menu "Locais".



Eu pessoalmente não gosto de ícones na área de trabalho pelo simples fato de que quando você precisa deles você tem que minimizar tudo, então é bem mais prático manter uma barra de ícones. Bem, vamos ao que interessa: Retirar os ícones do desktop do Gnome.
Para fazer isso você precisa usar o programa gconf-editor, para isso abra um terminal e digite:

$ gconf-editor

Nessa janela que abriu escolha, à esquerda, o menu "apps->nautilus->desktop", à direita será mostrada uma lista com os ícones exibidos no desktop, basta retirar a seleção dos icones que você não quer. A opção volumes_visible serve para mostrar as midias inseridas/conectadas à máquina, tipo um cd-rom ou um pen drive. Como as alterações são feitas assim que você desmarca as opções não há botão de salvar, basta fechar a janela.

Pronto, bem melhor sem aqueles ícones (in)úteis heim?

InFog

domingo, 24 de junho de 2007

Validador de CPF e CNPJ em PHP

Validar CPF e CNPJ é um recurso obrigatório em qualquer aplicação que exija esse tipo de dado. Porém é um tanto quanto chato escrever código para fazer isso. Por este motivo estou disponibilizando duas funções que escrevi em PHP para isso.



A primeira função é a checa_cpf() e a segunda a checa_cnpj(), ambas recebem o número do documento sem formatação e retornam valores distintos para documento válido ou inválido, ficando à seu cargo o tratamento dessas mensagens.
Bem, as funções são bem explicativas e dá para aprender um pouco mais sobre php se você estudá-las.
Baixe as funções aqui:
CPF e CNPJ
e bom trabalho/estudo/diversão =)

InFog

sábado, 9 de junho de 2007

BrOffice.org com tema do GNOME

Há um bom tem eu venho usando o BrOffice em máquinas Windows, no Linux eu geralmente deixava com o OpenOffice mesmo já que já vem em algumas distros, ou faz parte de seus repositórios. Mas começaram a aparecer problemas de formatação em textos, se você abre com o Br é de um jeito, com o Open é de outro. Então resolvi migrar as máquinas Linux para o BrOffice também.





Então eu instalei o BrOffice.org em uma máquina Debian e duas máquinas Ubuntu, mas ele estava com cara de win98(r) um tema bem "feio". Então eu fiz umas pesquisas e vi que para ele se adaptar ao tema da área de trabalho era necessário usar a biblioteca Glitz. Para fazer isso você deve pesquisar o pacote dessa lib.
No Debian/Ubuntu faça o seguinte:


# apt-cache search glitz


Ele provavelmente retornará o seguinte:


libglitz1 - Glitz OpenGL image compositing library
libglitz1-dev - OpenGL image compositing library development libraries and headers


Então você instala apenas a primeira


# apt-get install libglitz1


Prontinho, agora é só curtir seu BrOffice com o tema da sua área de trabalho.


InFog